quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O QUÊ SOMOS?


"E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus".



1ª Coríntios 6.11





Quero compartilhar sobre a condição do crente ( aquilo que ele é), tendo como base o capítulo 6 de 1ª Coríntios. Paulo ao escrever essa passagem ele, inspirado pelo Espírito Santo, traz a tona a condição do homem que recebera de bom grado o evangelho de Cristo Jesus. Ele não diz sobre aquilo que seremos, mais daquilo que somos, por causa da aceitação do evangelho de Cristo. Então o quê somos?



1. LAVADOS (1 Coríntios 6.11);


Quando o Senhor Jesus recebe a Nicodemos, diz a ele que "aquele que não nascesse da água e do Espírito não poderia entrar no Reino de Deus" (João 3.5), Jesus não falava de um banho físico, de uma higiene pessoal e íntima, mas sim de uma purificação espiritual. Ora, só se lava quando se está sujo, lameado, imundo e assim é a vida do pecador, sujo pelo pecado. Mas em Cristo Jesus o homem encontra meios para se limpar do pecado. Quando o pecador ouve o evangelho e crer nas palavras do Senhor ele é lavado pela mesma, Jesus disse em João 15.3: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado"; E em Efésios 5.26 está escrito: "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra". A palavra purifica, a palavra lava. Nós que cremos no evangelho fomos lavados da lama do pecado. Está escrito em Hebreus 10.22: "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa".



2. JUSTIFICADOS (1 Coríntios 6.11);


O homem é culpado por seus pecados, carrega em si a condenação, a palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23) e que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23). Então quem vive e pratica o pecado diante de Deus é culpado. Mas Cristo Jesus morreu em nosso lugar, pagando a dívida que era contra nós e nos inocentou, nos absolveu da condenação. Em Romanos 5.1 diz: "Sendo pois justificados pela fé temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo"; Todo homem que recebe a Cristo em sua vida é justificado. O termo justificado significa "descarregado da culpa, inocentado". Cristo nos inocentou, aleluia! A palavra diz em Colossenses 2.14: "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz".



3. SANTIFICADOS (1 Coríntios 6.11);


Fomos lavados de nossos pecados, inocentados de nossa culpa e agora santificados para a glória de Deus. O termo "santificado" significa "separado", então fomos separados para agradar a Deus, fazer a sua obra, adorar seu Santo Nome, anunciar o evangelho e viver piamente. Em 1ª Pedro 2.9 diz: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz";...


4. MEMBROS DO CORPO DE CRISTO (1 Coríntios 6.15);


Após a lavagem, justificação e a santificação, o novo homem é inserido no corpo de Cristo, corpo este formado por todos que recebem a Jesus como único e suficiente Salvador, do qual Cristo é a cabeça. Em 1 Coríntios 12.12 ao 14, 27: "Porque , assim como o corpo é um e tem muito membros, e todos os membro, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular".


5. PROPRIEDADE DE DEUS (1 Coríntios 6.19);


No livro do profeta Isaías no capítulo 43 e versículo 1 diz que somos de Deus duas vezes, diz assim o texto: "Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou , ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu". Essa passagem bíblica nos ensina que somos de Deus duas vezes, primeiro porque ele nos criou e segundo por que ele nos comprou. A palavra "remi" significa comprar de volta, fomos comprados pelo sangue de Jesus, Aleluia! Somos de Deus, por que ele nos fez e nos comprou de volta.



6. TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO (1 Coríntios 6.19);


O Espírito Santo habita no novo homem. Em 1 Coríntios 3.16 está escrito assim: "Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós"? Somos santuário de Deus, o Espírito habita em nós. Somos o templo do Deus vivente (2 Coríntio 6.16).



7. VALIOSOS (1 Coríntios 6.20).


"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".


Somos tão valiosos que o preço não foi pago com ouro, pedras preciosos ou coisas corruptivéis, mas pelo precioso sangue de Jesus (1 Pedro 1.18). Esse foi o valor pago por nós. Não somos qualquer um, nem um zero a esquerda, somos preciosos, foi pago um grande preço pelas nossas almas, Cristo morreu por nós.



Que Deus abençoe a todos.



Em Cristo Jesus;


Pastor Elias t. Santana




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails