2. JUSTIFICADOS (1 Coríntios 6.11);
O homem é culpado por seus pecados, carrega em si a condenação, a palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23) e que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23). Então quem vive e pratica o pecado diante de Deus é culpado. Mas Cristo Jesus morreu em nosso lugar, pagando a dívida que era contra nós e nos inocentou, nos absolveu da condenação. Em Romanos 5.1 diz: "Sendo pois justificados pela fé temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo"; Todo homem que recebe a Cristo em sua vida é justificado. O termo justificado significa "descarregado da culpa, inocentado". Cristo nos inocentou, aleluia! A palavra diz em Colossenses 2.14: "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz".
3. SANTIFICADOS (1 Coríntios 6.11);
Fomos lavados de nossos pecados, inocentados de nossa culpa e agora santificados para a glória de Deus. O termo "santificado" significa "separado", então fomos separados para agradar a Deus, fazer a sua obra, adorar seu Santo Nome, anunciar o evangelho e viver piamente. Em 1ª Pedro 2.9 diz: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz";...
4. MEMBROS DO CORPO DE CRISTO (1 Coríntios 6.15);
Após a lavagem, justificação e a santificação, o novo homem é inserido no corpo de Cristo, corpo este formado por todos que recebem a Jesus como único e suficiente Salvador, do qual Cristo é a cabeça. Em 1 Coríntios 12.12 ao 14, 27: "Porque , assim como o corpo é um e tem muito membros, e todos os membro, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular".
5. PROPRIEDADE DE DEUS (1 Coríntios 6.19);
No livro do profeta Isaías no capítulo 43 e versículo 1 diz que somos de Deus duas vezes, diz assim o texto: "Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou , ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu". Essa passagem bíblica nos ensina que somos de Deus duas vezes, primeiro porque ele nos criou e segundo por que ele nos comprou. A palavra "remi" significa comprar de volta, fomos comprados pelo sangue de Jesus, Aleluia! Somos de Deus, por que ele nos fez e nos comprou de volta.
6. TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO (1 Coríntios 6.19);
O Espírito Santo habita no novo homem. Em 1 Coríntios 3.16 está escrito assim: "Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós"? Somos santuário de Deus, o Espírito habita em nós. Somos o templo do Deus vivente (2 Coríntio 6.16).
7. VALIOSOS (1 Coríntios 6.20).
"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".
Somos tão valiosos que o preço não foi pago com ouro, pedras preciosos ou coisas corruptivéis, mas pelo precioso sangue de Jesus (1 Pedro 1.18). Esse foi o valor pago por nós. Não somos qualquer um, nem um zero a esquerda, somos preciosos, foi pago um grande preço pelas nossas almas, Cristo morreu por nós.
Que Deus abençoe a todos.
Em Cristo Jesus;
Pastor Elias t. Santana