sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nesta cidade tem um homem de Deus.


"Porém ele lhe disse: Eis que há nesse cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir".

1º Samuel 9.6




Homem de Deus! É uma expressão bem utilizada no meio evangélico. Utilizada quando se esquece o nome do irmão, na saudação, em respeito ao cargo eclesiástico que alguém ocupa, alguém que profetisa, revela, prega e por ai vai. Tudo é homem de Deus. Também é um termo fora do meio evangélico, como por exemplo: programas televisivos, comédias, filmes; podemos até dizer que tal expressão se tornou popular (infelizmente, tudo se torna popular perde a sua essência, seu valor real). É óbvio que servos de Deus desejam e querem ser reconhecidos como homens de Deus. Mas qual é caminho para tal reconhecimento? Quais são os fatores que determinam ser alguém ou não homem de Deus?

Algo muito importante deve ser considerado, conforme está escrito na carta aos Hebreus 12.1, (que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas...), é que não existe um autorreconhecimento, ou seja, a própria pessoa se declarar "homem de Deus", por vaidade, mas, entendo que esse testemunho tem de partir dessa tão grande nuvem de testemunhas, que contemplam as ações, o caminhar, as atitudes desse homem. Essas testemunhas podem declará se é ou não é homem de Deus. A Bíblia diz: "Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva". (Romanos 10.18); Também diz: "Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus". (1 Coríntio 4.1); Entendo que há um proceder, por parte do cristão, para ter tal consideração pelos homens.


Lembro-me que em uma das reuniões ministeriais aprendi sobre "cinco testemunhos que precisamos";


a) testemunhos do homens (1 Coríntios 4.1; 1 Timóteo 3,7; 2 Reis 5.3; 2 Reis 4.9);

b) testemunho doméstico (3 João vs. 9-12; Hebreus 3.5);

c) testemunho das boas-novas (1Timóteo 5.10; Atos 9.36-39);

d) testemunho da consciência (2 Coríntios 1.12; 1 Timóteo 1.19; Romanos 9.1);

e) testemunho de Deus (1 Samuel 13.14; Jó 1.8; Jó 2.3; 1 João 5.1-9).


A Bíblia tem uma lista de servos, (reis, profetas, sacerdotes, etc...), que foram reconhecidos como "homens de Deus", por exemplo: Moíses (Deuteronômio 33.1); Um anônimo (Juízes 13.6); Samuel ( 1 Samuel 9.6); Elias (2 Reis 1.9); Elizeu (2 Reis 4.9); Davi ( Neemias 12.24); Semaías (2 Crônicas 11.2); etc...


Vejamos algumas das muitas características de um homem de Deus:


a) É um homem prudente em suas palavras ( Tiago 1.19; Eclesiastes 5.3; Salmo 39.1; Salmo141.3; Isaías 50.4);

O homem cristão que costuma falar sem qualquer cautela a respeito de todas as questões ou assuntos possíveis, como pode esperar ser usado por Deus na pregação da palavra? Podemos ser conhecidos pelo tipo de assunto ou conversa que nos dá prazer de ouvir. Ouvimos e conversamos com várias pessoas por dia; então somos pregadores da Palavra de Deus ou pregadores de boatos?

b) É um homem inculpável, irrepreensível, vigilante (Tito 1.7; I Timóteo 3.2; 2 Timóteo 4.5; 1 Pedro 5.8);


c) É um homem humilde (Êxodo 3.10; 1 Samuel 18.18; Gálatas 5.22; Mateus 11.29)


d) É um homem estudioso e meditativo, para não incorrerer no pergio:

- Não saber o que diz;

- Dizer o que não sabe;

- O que sabe dizer, não dizer fora do tempo e lugar.


Bem, sem esquecer que ainda tem a oração, o jejum, a leitura da Palavra de Deus, essas ações fazem parte das características de um homem de Deus.


Que o Eterno nos abençoe e que com alguém precisar de socorro, que as pessoas possam dizer (se referindo a nós), nessa rua, nesse bairro, nesta cidade tem um homem de Deus.



Em Cristo Jesus.

4 comentários:

  1. PASTOR ELIAS
    A PAZ DO SENHOR!!!!!!!!!!!!!
    ÓTIMO POST. LI OS DEMAIS ESTÃO UMA BENÇÃO
    NÃO PRECISA PROCURAR MUITO PARA OUVIR ESTA EXPRESSÃO PRINCIPALMENTE QDO QUEREM LOTAR UM EVENTO (AS VEZES) É HÓMEM DE DEUS MESMO, MAIS NEM SEMPRE POIS SEMPRE ACONTECE ALGO QUE COLOCA EM DUVIDA ESSE TITULO!!!!!!!!!!!!!
    QUE O NOSSO DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS!!!!!!
    FORTE ABÇO!!!!!

    PB. ANDERSON O. ASSIS

    ResponderExcluir
  2. Rev. Elias ;

    Shalom;

    Que belo texto, muito bem abordado e explanado digno de seu ministério irrepreensível e admirado por muitos, que o Eterno continue te abençoando e que a cada dia seu ministério frutifique a ponto de que aquele que estiver mais distante, possa ver em você os frutos...

    em Cristo;

    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir
  3. Ilmo Ev. Anderson Araujo;

    A paz do Senhor Jesus.

    Fico muito feliz pela vossa visita, muito mais feliz pela vossas palavras. Que o eterno prospera cada vêz mais vosso ministério e que o mesmo engrandeça o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Um grande abraço.

    Pr. Elias Santana.

    ResponderExcluir
  4. Caro Pb. Anderson O. Assis;

    A paz do Senhor Jesus;

    Muito obrigado pela visita e por gostar das postagens, que o Eterno lhe abençoe e cumpra o desejo de vosso coração.

    Um grande abraço.

    Pr. Elias Santana.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails