segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SAINDO DA CRISE.

Texto: 1º Reis 19:3-4: ”O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”.

Introdução:
       Estamos diante de uma passagem bíblica que já ouvimos, pelo menos uma vez, algum ilustre pregador discursar em uma eloquente pregação. Quem não conhece Elias? Um dos personagens mais ilustres do Velho Testamento. Elias foi um notável homem de Deus, conhecido pela sua coragem e sua dedicação à causa do Deus de Israel. Se manteve fiel ao Eterno quando todos, ou quase todos, derem as costas. Tiago, irmão do Senhor Jesus, nos traz a informação que ele era um homem sujeito as mesmas paixões que nós (Tiago 5.17), mas, quando lemos as suas histórias pensamos que ele era um super-homem ou um homem inatingível, em relação às dificuldades que nos rodeia, a vida não era tão fácil para o profeta. Vamos estudar a história desse grande herói da fé e aprender que nem sempre as coisas correrão tão bem como pensamos, que poderemos passar por algum tipo de crise, mas, não podemos esquecer que Deus é Deus na normalidade, mas também é Deus na crise.


1. Panorama Histórico de Israel.
 
1.1 O que é crise?
Quando tudo foge da normalidade.
 
1.2 - Israel vivia uma grande crise espiritual, que durava já há muito tempo.
a) I Reis 12.16 ao 20 – Israel se divide, e Jeroboão é consagrado rei pelas dez tribos que se desligaram da casa de Davi;
b) I Reis 12.26 ao 33 – Jeroboão com medo de perder o povo leva o povo funda um falso sistema religioso, levando o povo a adorar a falsos deuses, tendo como exemplo o bezerro de ouro feito por Arão (Êxodo 32.8); - consagra sacerdotes, constrói um altar e oferece sacrifícios;
c) I Reis 13.5 – Profecia contra o altar de Jeroboão;
d) I Reis 14.6 a16 – Profeta Aías prediz a ruína da casa de Jeroboão;
e) I Reis 15.25 e 26 – Nadabe reina em lugar de seu pai Jeroboão e é um mau rei, fez o que era mau aos olhos do Senhor;
f) I Reis 15.29 – Toda a casa de Jeroboão é exterminada;
g) I Reis 15.28 – Baasa reina em Israel, depois que matou Nadabe e toda a casa de Jeroboão;
h) I Reis 16.1 e 2 – Baasa é reprovado por Deus, pecou e fez o povo pecar, e Deus promete a morte a todos os seus descendentes;
i) I Reis 16.6 a 10 – Elá reina em lugar de seu pai (Baasa) durante dois anos e é morto por Zinri, chefe de metade dos carros, mata todos da casa de Baasa (versículo 11);
j) I Reis 16.15 – Zinri reina sete dias. Israel faz rei a Onri, que vai a Tirza para guerrear contra Zinri, o mesmo se suicida ateando fogo na casa do rei com ele dentro.
k) I Reis 16.21 e 22 – Mais um cisma em Israel, o povo se dividi em dois partidos Onri x Tibni, mas Onri vence e reina sobre Israel e faz o que é mal aos olhos do Senhor (versículo 25);
l) I Reis 16. 29 ao 33 – Acabe começa a reinar. Filho de Onri, é pior que os outros reis, não bastou andar só caminho de Jeroboão, casou-se com Jezabel (sidônia), edificou casa, altares e bosque a Baal. Irritou ao Senhor, Deus de Israel muitos mais que seus antecessores reais.

2. Elias começa seu ministério em meio a essa crise.
2.1 – I Reis 17.1 – prediz a seca como sinal de castigo pelo pecado de Acabe e da nação israelita. (Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; 2 Crônicas 7:13)
2.2 - I Reis 17.2 ao 7 – Deus manda-o ir para o ribeiro de Querite e lá o sustentou com pão e carne, trazidos pelos corvos à noite, e bebia do ribeiro. Depois de alguns dias o ribeiro se secou e por falta da chuva.
2.3 – I Reis 17.8 ao 24 – Deus o manda para Sarepta, Deus cuida da viúva por intermédio do profeta.
2.4 – I Reis 18.17 – Se apresenta a Acabe;
 
 
3. Elias propõe uma solução para a crise espiritual de Israel;
3.1 – I Reis 18.21 - Conclama o povo para tomar uma decisão;
3.2 – I Reis 18.25 ao 29 - Os profeta de Baal clamam e nada acontece;
3.3 – I Reis 18.30 ao 39 - Elias conserta o altar, clama a Deus e o fogo cai, o povo diz: Só o Senhor é Deus;
3.4 – I Reis 18.40 – Os profetas de Baal são Mortos.
3.5 – I Reis 18.42- 45 - Elias sobe ao Carmelo para pedir chuva e Deus manda. Aparentemente crise resolvida.
 
4. Elias vive sua própria crise;
4.1 – Não acontece do jeito que Elias imaginava, nem todos se convertem.
4.2I Reis 19. 1 ao 2 – Elias é ameaçado por Jezabel.
4.3Elias entra em depressão;
         4.3.1 – Crise do medo (I Reis 19.3ª) – ele fugiu.
         4.3.2 – Crise da solidão (I Reis 19.3b) – ele quis ficar só.
         4.3.3 – Crise existencial (I Reis 19.4) – ele quis morrer.
4.4 - Deus trata do profeta;
4.4.1 – I Reis 19.5 - Deus deixa-o descansar;
4.4.2 – I Reis 19.6 - Manda o anjo levar pão cozido e água;
4.4.3 – I Reis 19.7 e 8 – Elias caminhou mais ou menos uns 540 km (13 km por dia);
4.4.4 – I Reis 19.8 e 9 – Chegando a Horebe entra em uma caverna.
4.4.5 – I Reis 19.10 a 18 – Deus sabia que feliz precisava falar, desabafar, Ele estava curando o profeta. Deus não abre mão dos seus filhos, nem mesmo quando está em crise.
 
Conclusão:
      Deus restaura o profeta Elias, ele cumpre a ordem do Senhor, e seu fim foi um glorioso arrebatamento em um redemoinho (II Reis 2.11). Deus nos ama, e não será uma crise que o impedirá de nos amar, Ele trabalhará em nosso favor para nos curar e restaurar para continuar-mos a realizar sua obra. Amém.
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails