segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMO VENCER AS TENTAÇÕES.

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.


Genêsis 3.1-6





Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.


Mateus 4.1




1- A TENTAÇÃO NÃO É PECADO;


1.1 - Cristo foi tentado; Hb 2.18 (Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.); Hb 4.15 (Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.)


1.2- Deus permite que sejamos tentados; 1Co 10.13 (Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.)




2- EVITANDO AS TENTAÇÕES;


2.1 - Vigiar e orar; Mt 26.41 - ( Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.)

2.2 - Não ceder aos desejos da carne; Rm 13.14 - (Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.)


2.3- conservar o corpo em sujeição; 1co 9.27 ( Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.)


3- VENCENDO AS TENTAÇÕES;


3.1- Submeter-se a Deus; Tg 4.7 (Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.)


3.2- Resistir ao diabo; Tg 4.7


3.3 - Deixar morrer as obras da carne; Rm 8.13 (Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.)


3.4- Associar-se a Deus e sua obra; Lc 9.13 (E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.)

3.5- Usar a armadura de Deus; Ef 6.10-18 (No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,...




4- O VALOR DA TENTAÇÃO.


4.1- Os que suportam são abençoados; Tg 1.12 (Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.)



4.2- Produz paciência; Tg 1.3-5 (Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.)


4.3- Nos torna dependentes de Deus; 2 Co 12,9 (E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.)



Em Cristo Jesus;


Pr. Elias T. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails